SEXO E SAUDE

Sua vida entre os lençóis pode ser um indício de seu bem estar no dia-a-dia. Conheça alguns problemas que afetam homens e mulheres, na cama ou fora dela, e veja por que é essencial discutir essa relação

Sexo é tão vital para a saúde quanto comer, dormir e fazer exercícios, garantem médicos e psicólogos. Até a própria Organização Mundial da Saúde (OMS) dá destaque ao tema, colocando a atividade sexual como um dos índices que medem o nível de qualidade de vida. A verdade é que, entre outras coisas, a prática alivia as tensões, ajuda no combate à depressão, revitaliza o corpo, estimula a mente e ainda queima calorias (cerca de 300 por hora!), pois se trata de um excelente exercício aeróbico e anaeróbico. Uma das responsáveis por esse saudável turbilhão é a endorfina - substância liberada durante o ato -, que mexe com os mecanismos cerebrais que controlam o humor, a resistência ao stress e à dor e, principalmente, as sensações de prazer.

"Saúde e sexo são praticamente sinônimos. Quem possui uma vida saudável apresenta um desempenho sexual satisfatório. As pessoas que têm relações com regularidade conseguem equilibrar seus hormônios e estimular suas potencialidades. Conseqüentemente são mais felizes com elas mesmas.
Benefícios do sexo:
Baseado em pesquisas e constatações de especialistas, a lista de benefícios do sexo para a saúde é extensa, confira alguns:
- Protege contra doenças cardíacas:
Fazer sexo 3 vezes por semana pode reduzir pela metade o risco de ataque cardíaco ou derrame. A endorfina liberada durante o sexo neutraliza os hormônios do estresse.
- Combate a depressão:
O sexo pode ajudar a combater a depressão.
- Diminui os sintomas da menopausa:
Mulheres na menopausa que fazem sexo , apresentam maiores níveis de estrôgenio no organismo. Este hormônio tem efeito protetor na saúde dos ossos, e a sua falta está associada à osteoporose.
- Age como relaxante muscular:
O sexo relaxa os músculos e alivia a tensão.
- Previne contra o câncer de próstata:
Homens que têm vida sexual regular, sobretudo após os 50 anos, têm menor risco de desenvolver câncer de próstata. - É um sedativo natural:
O sexo funciona como um relaxante muscular. Muitas pessoas costumam dormir depois da relação sexual.
- Combate a incontinência urinária feminina:
Com a idade, muitas mulheres acabam desenvolvendo incontinência urinária. O sexo é uma boa forma para combater mudanças na musculatura pélvica, pois exercita os músculos que controlam a urina.
- Aumenta a fertilidade dos homens:
A quantidade de sexo influencia na fertilidade, quanto mais intensa é a vida sexual, maior será a qualidade do esperma.
- Promove a longevidade:
Pesquisas comprovam que uma vida sexual regular pode prolongar a vida. Não há motivos para interromper o sexo em razão da idade.
O que você está esperando? Pratique mais sexo!!!