Organise seus estudos

Como Organizar o Estudo
Informação

            Estudar diariamente as matérias é uma tarefa muito importante; ela determina o teu desempenho. Com certeza que não vais passar todo o teu dia a estudar, mas se organiza­res bem o teu tempo terás melhores resultados.
            Estudar na escola
            Se pretendes aproveitar "feriados" para estudar, deves procurar locais os mais sossega­dos: a biblioteca, uma sala de estudo... Poderás aproveitar esse tempo para a realização de trabalhos escritos que não exijam tanta concentração, ou para consultar, na biblioteca, obras sobre assuntos que te interessam.
            Estudar em casa
            Também em casa, sempre que possível, deves realizar o teu estudo num local sossegado, onde as pessoas não te interrompam ou perturbem.
            Convém teres uma mesa ou uma secretária para realizares os teus trabalhos escritos. É também importante que estejas sentado em posição correcta. As costas devem estar direi­tas para a coluna não ficar deformada.
            Alguns conselhos para aproveitares melhor o teu estudo
            Não é correcto nem resulta estudar só na véspera dos testes. No actual sistema de avalia­ção, todo o trabalho realizado, atitudes e competências contam para a avaliação.
  1. Como tens várias disciplinas, convém estudar todos os dias um pouco e realizar os trabalhos que os teus professores te propõem. Mesmo que não marquem trabalhos de casa, é necessário que estudes. Se na tua escola funcionar uma sala de estudo, não deixes de a frequentar porque, para além de poderes ali realizar; os trabalhos, poderás aprender como se deve estudar.
  2. Começa por estudar as disciplinas de que gostas menos ou nas quais tens mais difi­culdade. Se as deixares para o fim, torna-se mais difícil.
3.Não estudes, umas a seguir às outras, matérias muito parecidas. Intercala Línguas com Ciências, Matemática com História.
  1. Antes de te sentares a estudar, verifica o que pretendes fazer: revisões de um deter­minado capítulo? Compreender um assunto que não ficou devidamente claro na aula? Comparar a informação obtida na aula com a do texto do livro? Realizar apenas os trabalhos de casa?
  2. Começa o estudo por uma visão global do assunto. Lê os textos das páginas do Manual respeitantes a esses assuntos.
  3. Se for necessário, consulta um dicionário para que não reste uma única palavra no texto cujo significado não seja percebido. Podes mesmo organizar um caderno para registar essas palavras e o seu significado.
  4. Para o estudo de qualquer disciplina deves ter em conta o manual, textos de apoio, exercícios feitos na aula, conclusões de trabalhos e apontamentos que tenhas tirado.
  5. Muitas vezes os professores apresentam sínteses e esquemas em acetato ou no quadro. Não te esqueças de os registar no caderno diário.
  6. Passa os rascunhos a limpo. Ao realizares este trabalho, consolidas conhecimentos.
Como Organizar o Estudo Diário

            De acordo com o teu horário escolar e outras actividades, é vantajoso elaborares e cumpri­res um horário de estudo.
            Quando te sentires cansado e já com falta de atenção, é preferível fazeres um pequeno intervalo.
            Estuda todos os dias um pouco e vai fazendo revisões.

Verifica como estão os teus hábitos de estudo



Raramente ou nunca


Algumas vezes

Frequentemente

Sempre

Costumo estudar para as aulas do dia seguinte






Realizo as tarefas que o professor marca para casa






Sou capaz de desligar a televisão ou deixar uma actividade de que goste muito para estudar






Não me distraio quando estou a estudar






Tiro notas quando estou nas aulas






Para estudar, baseio-me no manual e nos apontamentos






Estudo num lugar sossegado






Estou atento nas aulas







            Se todas as respostas se situam no Frequentemente, ou Sempre, está bem; continua a proceder assim.
           
            Se a maioria (mais de quatro respostas) se situa na coluna do Frequentemente ou Sempre, "e as restante? em Algumas vezes, está bem, mas podes ainda melhorar.

Se, em cerca de quatro, respondeste Algumas vezes e nas restantes Raramente, tens de modificar alguns destes aspectos, melhorando de forma a poderes passar a responder Frequentemente.

            Se as tuas respostas se situam todas ou quase todas no Raramente, tens de te empe­nhar em adquirir hábitos de estudo